9 de setembro de 2010

Museu de Arte Sacra de São Sebastião e tradição ceramista: um encontro

Museu de Arte Sacra de São Sebastião e tradição ceramista: um encontro


Clayton Galdino1


RESUMO
O presente trabalho aborda as atividades realizadas na edição 2008 da Semana de Museus em São Sebastião, suas consequências e, sobretudo, suas potencialidades. Convida o leitor a conhecer as partes integrantes deste evento: a atividade ceramista tradicional, a Capela de São Gonçalo - Museu de Arte Sacra, os alunos das oficinas culturais e a necessidade de disponibilizar e compartilhar o patrimônio cultural com a sociedade. Uma breve abordagem sobre a política de Arqueologia Pública do município de São Sebastião é apresentada.

PALAVRAS-CHAVE: Tradição ceramista; Educação em Museus; Arqueologia Pública

Introdução
Os museus brasileiros encontram-se, atualmente, diante de um cenário marcado por novos desafios. Buscam oferecerem lazer e educação frente a novas ferramentas de entretenimento e informação como, por exemplo, a rede mundial de computadores e TV paga mais acessível. O público se defronta com velhos problemas, como ritmo de vida atribulado e escassez de recursos, cenário que naturalmente nos faz priorizar necessidades ditas básicas.
No entanto, uma missão maior precisa ser vencida, que é a inclusão de grande contingente de brasileiros sem acesso a equipamentos culturais. E o que é pior: muitos destes cidadãos moram na área envoltória de equipamentos culturais ou passam diversas vezes em sua porta. E a entrada muitas vezes é de graça!
Alienação, descaso? Falta de atenção à arte e a cultura? Certa dose pode ter. Mas será o ambiente do museu acolhedor? A linguagem é acessível? O acervo e o tema propostos têm significado para a comunidade do entorno ou para o público em geral? Não cabe neste trabalho fazer a análise global da museologia brasileira sobre este cenário, mas nos permitimos fazer estas perguntas ao olhar para o Museu de Arte Sacra de São Sebastião. Espaço pequeno, acolhido em singela capela colonial. Tudo arrumado, limpo... e só!

1 Turismólogo, Especialista em Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico. Integrante do Departamento de Patrimônio Histórico de São Sebastião. Mestrando em Arqueologia pelo MAE-USP, sob orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Mineiro Scatamacchia.

(Gostou?! então clique no título da postagem para baixar/ler o arquivo completo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário