12 de setembro de 2010

A coleção arqueológica particular Catú-Auá no município de Carmo do Rio Claro - MG, e o painel de pinturas rupestres de Capitólio - MG

RESUMO

Uma área delimitada em 2.277 km² foi estudada no presente trabalho. Durante o período, vários sítios foram mapeados por levantamento de superfície, observando a potencialidade de toda a região. Neste trabalho o georeferenciamento dos sítios não será apresentando.
Muitos artefatos inteiros e fragmentos de culturas distintas foram os objetos de estudo deste trabalho, as peças foram catalogadas e classificadas.
A coleção Catú-Auá, de propriedade de Sr. Antonio Adauto Leite, possui artefatos líticos polidos, líticos lascados, cerâmicos e mineralógicos diversos. No processo de estudo e classificação dos artefatos, pode-se observar uma presença de líticos lascados superior aos de cerâmicas, e uma diversidade de cachimbos também.
O outro objeto de estudo foi um painel de pinturas rupestres localizado no município de Capitólio, MG, a poucos quilômetros do município de Carmo do Rio Claro, MG, onde 60 pinturas basicamente abstratas, de formas diversas, foram fotografadas e desenhadas, e que serão publicadas parcialmente neste trabalho.
Após pesquisa bibliográfica e museológica ficou claro que a coleção possui artefatos de três tradições culturais: Aratu (Sapucaí), Tupiguarani e Neo-brasileira.
A coleção foi parcialmente organizada nas suas tipologias, limpas e fotografadas. Foi feita uma apresentação deste material para a Promotoria Pública do município de Carmo do Rio Claro, MG.

Palavras - chave: Arqueologia Catú-Auá, Pinturas Rupestres, Tradição Aratu
(Sapucaí), Indústria Lítica, Indústria Cerâmica, Tupiguarani, Neo-brasileira.

Autor: Edson L. Gomes

ATENÇÃO: Todos os trabalhos aqui apresentados terão seus resumos publicados, caso exista o interesse nos trabalhos, favor enviar um e-mail para f.arqueo@gmail.com  que teremos o prazer de enviá-los por e-mail o mais breve possível.

Um comentário: