19 de dezembro de 2012

PATRIMÔNIO E URBANIZAÇÃO: um olhar arqueológico sobre a paisagem urbana - estudo de caso sobre o elevado Costa e Silva e a degradação do patrimônio histórico edificado

RESUMO
 
O presente trabalho busca abrir uma discussão quanto à concepção de Patrimônio, enfatizando o Patrimônio Histórico Edificado dentro da sociedade paulistana a partir da contextualização com a paisagem e com a dinâmica do desenvolvimento urbano. A pesquisa busca desenvolver uma abordagem sobre a perspectiva da Arqueologia da Paisagem Construída, oferecendo assim um olhar mais amplo para as questões patrimoniais. O olhar espacial contempla a área da Praça Marechal Deodoro atingida pela via Elevada Pres. Arthur da Costa e Silva, construção polêmica na contemporaneidade, mas carregada de um valor simbólico. Além de abranger temas como preservação do Patrimônio Histórico Edificado, deterioração urbana, reurbanização, revitalização e crescimento urbano, a pesquisa convida o leitor para uma reflexão sobre o que compreendemos como patrimônio, sua importância na construção da identidade cultural da sociedade e propõe uma abordagem em Educação Patrimonial para a cidade de São Paulo.

Palavras-chave: Patrimônio Histórico Edificado, Arqueologia da Paisagem Construída, Minhocão, Urbanização.

Autora: Lúcia G. Bergamini

ATENÇÃO: Todos os trabalhos aqui apresentados terão seus resumos publicados, caso exista o interesse nos trabalhos, favor enviar um e-mail para f.arqueo@gmail.com  que teremos o prazer de enviá-los por e-mail o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário