25 de agosto de 2012

XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA: Trabalho, Cultura e Memória - ANPUH-SP


     É com grande satisfação que divulgamos a programação do XXI Encontro Estadual de História, sob o tema Trabalho, Cultura e Memória. Nesta edição do encontro, que acontece na cidade de Campinas, interior de SP, teremos a presença de estimados colegas do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP-USP) e do Laboratório de Estudos da Cidade Antiga (LABECA-USP).

Segue a programação abaixo...

Campinas, 03 a 06 de setembro de 2012.
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)


Seminário Temático 023
coordenação: Maria Cristina N. Kormikiari (Labeca) e Silvana Trombetta (Larp)
Título do seminário: Novas abordagens do Mediterrâneo Antigo: as redes de contato, as formas de trabalho e a construção das paisagens sagradas e políticas

Programação

03 A 06 DE SETEMBRO DE 2012


1º dia – 03/09  13:30 h às 18:30 h

P.  P. Funari  (Unicamp) – “A memória do poder e o poder da memória no mundo antigo”
M. I. D’A. Fleming (LARP- USP) –  “Os limites da romanização e a produção cerâmica do noroeste da Península Ibérica”
S. Trombetta (LARP- USP)  – “Castrejos e celtíberos na Península Ibérica: o contato com os romanos, o habitat e a questão dos enterramentos”
Vagner Porto (LARP- USP / UNISA) – “Emissão e circulação monetária na Península Ibérica à época dos romanos: uma discussão sobre o contato entre romanos e locais”

INTERVALO

Juliana Figueira da Hora (Labeca – USP) – “Reflexões acerca do contato entre gregos e não-gregos no Mediterrâneo: identidade, materialidade e espacialidade”
Christiane Teodoro Custodio (Labeca – USP) – “Urbanística e arquitetura como estratégias de apropriação territorial em uma pólis de época arcaica”
Alex Almeida (LARP- USP) – “Abordagens teórico metodológicas para o estudo arquitetônico das thermae e balnea na Hispânia Romana”


2º dia – 04/09  13:30 h às 18:30 h

Maria Cristina Kormikiari (Labeca – USP) – “Novas perspectivas e abordagens no estudo da expansão fenícia no Mediterrâneo ocidental”
Adriana Ramazzina (Labeca – USP) – “A sociedade fenício-púnica da Sicília através de suas necrópoles”
Rafael A. Monpean – “Transformações da topografia mortuária na Antiguidade tardia: o caso da cidade de Cartago, séculos IV-VII d.C.”
Marcia C. L. Ribeiro (Labeca – USP) – “A retratação do espaço trágico como expressão da individualidade poética: o caso dos Átridas”

INTERVALO

Elaine C. C. Silva (LARP – USP) – “A complexidade dos fenômenos de transformação da paisagem em terras valencianas a partir de Augusto: um estudo de análise territorial através do uso das geo-tecnologias”
Regina H. Rezende (Labeca – USP) – “A construção de paisagens sagradas e políticas nas colônias gregas do ocidente”
Maria Cristina Abramo (Labeca – USP) – “Estruturas portuárias construídas em colônias gregas na Magna Grécia e Sicília entre os séculos VIII e V a.C.”
Alex Martire (LARP – USP) – “Paisagem-trabalho e paisagem arqueológica: a mineração romana antiga no atual Portugal”


3º dia – 05/09  13:30 h às 18:30 h

Silvio L. Cordeiro (Labeca – USP) – “Cidades antigas no tempo: a perspectiva audiovisual no estudo de paisagens urbanas na Sicília”
Ana P. M. Tauhyl (Labeca – USP) – “Arqueologia e o ensino de História Antiga: novos olhares, novas possibilidades”.
Apresentação dos vídeos LABECA.


4º dia – 06/09  13:30 h às 18:30 h

Danilo A. Tabone (Labeca – USP) – A fundação  da pólis como ato religioso: a definição dos primeiros espaços sagrados em Gela, Sicília – século VII a.C.”
Scheila R. Koch (Labeca – USP) – “Os santuários de Asclépio: expressões arquitetônicas, sociais e religiosas nos séculos V-IV-III a.C.”
Anísio C. Pereira Filho (LARP – USP)– “ A cerâmica ‘meliana’: contatos entre Grécia e Mesopotâmia no século VII a.C.”
Vinícius D. Martin (Labeca – USP) – “Os sentidos da monumentalidade em sítios gregos da Idade do Ferro inicial (século XI-VIII a.C.)”

INTERVALO

Amanda Giacon Parra – “Os discursos acerca das religiões em Roma no Principado: diálogos entre Juvenal e Marcial”
Alessandro M. Gregori – “Romanos, mas cristãos: aspectos da cristianização das elites do Império Romano Tardio a partir de imagens paleo-cristãs”

Nenhum comentário:

Postar um comentário