1 de agosto de 2012

Histórias e Culturas Indígenas

O Professor Carlos José F. Santos, Historiador e Professor Doutor da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC/Ilhéus/BA, estará na cidade de São Paulo no dia 04/08/2012 (sábado) ministrando o Minicurso: Histórias e Culturas Indígenas: Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino (Lei 11.645).

Objetivo Geral: 
Estudar, conhecer e refletir acerca de dimensões das Histórias, Saberes e Culturas Indígenas brasileiras, tendo como recorte territorial mais específico a cidade de São Paulo e sua região metropolitana. A ideia é incentivar estudos e pesquisas sobre os povos tradicionais, constituindo relações com o ensino através dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e com a aplicação da Lei 11.645/2008 - que “estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Objetivos Específicos:
Possibilitar uma compreensão inicial acerca de formas de abordagens e conceitos relativos às Histórias, Culturas e Saberes Indígenas; potencializar a aplicação da Lei 11.645/2008; discutir aspectos conceituais dos PCNs; refletir acerca das semelhanças e diferenças entre Ensino Indígena e Ensino das Histórias, Culturas e Saberes Indígenas; incentivar a pesquisa e o estudo da temática indígena na área de história, ensino, memória, identidade, oralidade, territorialidade, religião/religiosidade e cultura.

Metodologia: 
É um curso de natureza histórico sociocultural relacionando aos saberes tradicionais, pesquisa, ensino da história e cultura dos povos indígenas brasileiros, destacando sua diversidade étnica e possibilidades de abordagens. As aulas serão conceituais, expositivas e dialogadas, contando e com a participação dos inscritos e utilização de material audiovisual no sentido da percepção de diferentes fontes para o estudo dos povos indígenas, tais como: textos, dados estatísticos, fotografias, plantas, gravuras, vídeos, pinturas, depoimentos, músicas/cantos, linguagens, danças, rituais, vestimentas, comidas, bebidas, artefatos, formas de relação com a natureza e outras culturas.

Participantes:
O curso é aberto para todas as pessoas interessadas em discutir, estudar, pesquisar e lecionar história e cultura indígena, não existindo exigências quanto ao grau de graduação. Os únicos requisitos são: interesse na temática em estudo e na troca de saberes.

Data/Horário: 
04/08/2012(sábado: durante os dois períodos - manhã e tarde) das 8:30h até 12:30h (pausa para o almoço) as 13:30h até 16:30h.

Local do Curso: 
SINPRO-Guarulhos (Sindicato dos Professores de Guarulhos) - Rua Maria Lucinda, 53 – (11) 2472-7098 - Próximo a UNG – Centro de Guarulhos, SP.

Inscrições: 
Somente por E-Mail: carlos.josee@uol.com.br

Informações: 
Tel: (73) 9194-0989; (11) 826-6186; 

Valor do Curso: 
R$100,00 (Professores/Estudantes); 
R$120,00 (Público em Geral).

Formas de Pagamento: 
A maneira como será o pagamento é assinalada na Ficha de Inscrição e acertada no primeiro dia do curso. Não é preciso pagar com antecedência. O valor poderá ser pago das seguintes maneiras:
- Pagamento a vista: 04/08/2012 (dinheiro ou cheque)
- Pagamento pré-datado: até o dia 07/09/2012 (cheque ou depósito)
- Parcelado em duas vezes: 04/08/2012 e 07/09/2012 (dinheiro, cheque ou depósito)
No valor do Curso estão Inclusos:
- CD contendo fotografias, plantas, gravuras, pinturas, textos, dados estatísticos, músicas/cantos, depoimentos e vídeos sobre História e Cultura Indígena;
- Certificado fornecido pelo SINPRO-Guarulhos e assinado pela pelo Prof. Dr. Carlos José F. Santos. Carga Total 30h/a: 20h/a (aulas teóricas/conceituais e estudo de campo) e 10h/a (estudos e pesquisas resultantes).

Sobre o Minicurso - Objetivos Didáticos, Pedagógicos e Conceituais:
A presente proposta resulta da minha experiência acadêmica e sociocultural como historiador e professor universitário da UESC/Ilhéus/BA e demais instituições onde lecionei (UNESP-Marília, UEL, UNIFMU, FIG, FAM, UNIABC, Unicastelo e Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo). Esta trajetória conduziu meus caminhos na direção de, cada vez mais, lecionar, orientar e pesquisar conteúdos vinculados, direta e/ou indiretamente, às histórias, culturas e saberes indígenas na área de ensino e pesquisa, algo também presente em minhas publicações (veja tópico na sequência “Sobre o Organizador/Professor do Minicurso”). Assim, este percurso resultou na minha atuação como Coordenador do Projeto de História intitulado Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-UESC), junto à Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença-EEITO (com 15 bolsistas estudantes de história e dois professores indígenas da EEITO), organização do Seminário de História Indígena – Índio Caboclo Marcelino:História, Cultura e Luta dos Povos Indígenas no Brasil e América Latina, realizado junto a UESC e comunidade Tupinambá/Olivença/BA. Entretanto, o curso também procede da minha ancestralidade indígena e trajetória como ex-morador da cidade de São Paulo (também terra de índios), participante de movimentos por moradia, reconhecimento cultural, indentitário e, atualmente, como morador de Olivença/Ilhéu/BA - onde vive o povo Tupinambá que luta pela demarcação de suas terras ancestrais.

MÓDULOS DO MINICURSO:
Histórias e Culturas Indígenas: Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino (Lei 11.645)

APRESENTAÇÃO
- A importância do estudo sobre as Histórias, Culturase Saberes Indígenas

MÓDULO I
Conceitos Iniciais: a palavra índio
- História como um conhecimento construído
- Cultura e suas variações
- Espaço, território e lugar
- Etnia, Religião/Religiosidade, Rituais
- História, Memória e Oralidade

MÓDULO II
De Terra de Índios à “invenção” do Brasil: o caso deSão Paulo
- Presença Indenitária Indígena
- O “achamento do Brasil”: “paraíso” e/ou “inferno”
- Aldeias e Aldeamentos: imposições, resistências e/ou reelaboração – “demônios e querubins”
- São Paulo também é terra de índio

MÓDULO III
Encontros, Desencontros e Estranhamento: quem é índio?
- O que significa ser índio na Brasil?
- Índios isolados, em áreas de contato e na cidade
- O que fazer no “dia do índio”?
- Ensino indígena e ensino da história indígena
Sobre o Organizador/Professor do Minicurso: Carlos José F. Santos
- Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz/Ilhéus/BA;
- Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - FAU/USP, Mestre em História pela PUC/SP e Graduado em História pela UNESP;
- Autor dos Livros: Nem Tudo Era Italiano - São Paulo e pobreza (1890-1915) (Annablume/FAPESP, 2006 – em 3a. Edição); e Identidade Urbana e Globalização - A formação dos múltiplos territórios em Guarulhos/SP(Annablume/SINPRO, 2006);
- Co-autor e Capítulos dos Livros: Da soCIeDADE moderna à pós-moderna no Brasil: permanências e mudanças urbanas, séculos XX e XXI (Annablume/FAPESP, 2011);Recado aos Nossos Ancestrais – Memórias das Relações entre a Comunidade e o Patrimônio – Igreja/Lago do Rosário dos Homens Pretos na Penha/SP (MCP/Governo do Estado de São Paulo, 2011); Nossa Vida, Nossa Luta: Sindicato dos Condutores de São Paulo - 1989/1991 (Sindicato dos Condutores/M.G.C, 1991); Revista Memória Energia - n.28.(Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, 2001);
- Coordenador do Subprojeto de História PIBID-CAPES-UESC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência CAPES-UESC) junto à Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença-EEITO;
- Organizador do Seminário de História Indígena – Índio Caboclo Marcelino: História, Cultura e Luta dos Povos Indígenas no Brasil e América Latina (UESC e Comunidade Tupinambá de Olivença);
- Assessor/Consultor Acadêmico e Científico junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie; Consultor ad hocda Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC;
- Ex-Professor Substituto/Adjunto da Universidade Estadual Paulista-UNESP-Marília e da Universidade Estadual de Londrina-UEL; Ex-Professor do UNIFMU, Faculdades de Guarulhos-FIG, Faculdade das Américas-FAM, UNIABC e Unicastelo;
- Organizador/Coordenador do Núcleo do Patrimônio Cultural, Arquivo Histórico e do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura Municipal de Guarulhos (2002-2006); Organizador do Museu Amélia Amado em Itabuna (2010-2011)

IMPORTANTE:
Os interessados precisam realizar a inscrição com antecedência através do envio da FICHA DE INSCRIÇÃO para o e–mail:carlos.josee@uol.com.br.
Por fim, reitero que gostaria de contar com seu apoio na divulgação do Curso e aproveito para convidá-la(lo) para realização do mesmo.

Atenciosamente,
Prof. Dr. Carlos José F. Santos
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - Ilhéus/BA
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – Colegiado de História
Coordenador PIBID-CAPES-UESC-História-EEITO/BA
Matrícula: 73.529.850-4
carlos.josee@uol.com.br


Awere!
(Saudações em Tupinambá)
“Maré encheu,
tornou vazar,
longe muito longe avistei o ará.
Minha palhoça,
coberta de sapé,
meu arco minha, flecha,
minha cabaça de mé”
(Canção Tupinambá de Olivença)

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