8 de abril de 2011

Lançamento do livro EXPEDIÇÃO SAGARANA: Uma Aventura de 25 mil km pelo Sertão

      Em 5 de julho de 1988, três amigos — José Alexandre Bernardi (in memoriam), Ronaldo Jaconi (in memoriam) e José Claudio Faraco —, partem da cidade de Monte Sião, sul de Minas, numa Veraneio ano 1972, para uma longa jornada de 25 mil km em seis meses de viagem através dos sertões de 18 unidades da federação, além de trechos do Paraguai, Bolívia e Argentina.
     Sem disporem de recursos tecnológicos hoje plenamente acessíveis como celular, GPS, máquina fotográfica digital e outros acessórios, os aventureiros foram os primeiros e os únicos a refazer integralmente todo o trajeto de 25 mil km da famosa Coluna Prestes (1924/1927), a maior marcha militar da história do Brasil e uma das maiores da humanidade.
     Num veículo pesado e sem tração, enfrentaram mais de 7 mil km de estradas de terra ou barro, consumiram 4.940 litros de gasolina, visitaram 12 Parques Nacionais e dezenas de Parques Estaduais, Reservas Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental, entrevistaram pessoas de todos os níveis culturais e classes sociais, além de contemporâneos, ex-combatentes e repositários da história oral da Coluna Prestes, Guerra de Canudos e Guerra do Paraguai, cujos registros estão em 40 horas de fita K7. O registro visual da viagem está em mais de mil slides e fotos.
     O livro “Expedição Sagarana – Uma aventura de 25 mil km pelo Sertão”, escrito por um de seus integrantes, se propõe a relatar essa extraordinária aventura pelos sertões das Cinco Grandes Regiões Brasileiras, os percalços, angústias, dificuldades, apuros e o inevitável assombro diante de um gigante ainda indômito e desconhecido.
     O autor, José Claudio Faraco, é professor de Geografia e fotógrafo e, na expedição, ficou responsável pelas fotos oficiais e também pelas observações geográficas e ecológicas do país.
Além dessa, participou de várias expedições e viagens pelo Brasil e exterior, como a Operação Tatus II, um experimento de permanência subterrânea, ocasião em que 13 espeleólogos permaneceram totalmente isolados por 21 dias dentro da Gruta do Padre, no sertão da Bahia. Claudio é também integrante e um dos fundadores do Espéleo Grupo Monte Sião (EGMS).
  
LANÇAMENTO
Data:        09 de abril de 2011 (sábado)
Horário:   13h30
Entrada:   gratuita
Local:       Sede da SBE - Biblioteca Espeleológica "Guy-Christian Collet"
Parque Taquaral, portão 2 (Concha Acústica) - Av. Dr. Heitor Pentado, s/n - Campinas SP

Sociedade Brasileira de Espeleologia
Desde 1969, trabalhando pelo desenvolvimento da espeleologia brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário